Nossa História
Lagamar é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Situa-se na Mesorregião do Noroeste de Minas e na Microrregião de Paracatu, distante 476 quilômetros da capital Belo Horizonte. O município emancipou-se em 30 de dezembro de 1962, desmembrando-se de Presidente Olegário.
HISTÓRIA
As primeiras notícias acerca das terras onde hoje se situa o Município de Lagamar datam de 1931, onde residiam Sebastião da Costa Mattos e Dona Flausina Pacheco, proprietários de uma grande fazenda chamada Carrapato. As adjacências eram ocupadas também pelas famílias Fernandes Caixeta e Costa Mattos, que exerceram papel importante no início da formação da comunidade que mais tarde viria a se tornar o Município de Lagamar.
A fazenda Carrapato, que ficava as margens do córrego que deu origem ao seu nome, era ponto de pousada de boiadeiros e viajantes que ali se aportavam. Por se uma região fértil, bonita e de terras produtivas, muitos desses que por aqui passavam se fixaram na região, adquirindo terras e se tornando parte daquela comunidade que aos poucos se desenvolvia.
Por volta de 1938, chegou a região o Sr. Porfírio Rodrigues Rosa, que para ali vinha com o objetivo de abir uma estrada que ligasse o povoado de S. Pedro da Ponte Firme, que pertencia ao município de Presidente Olegário à cidade de Vazante. A finalidade da estrada, era facilitar as viagens dos romeiros: peregrinos devotos de Nossa Senhora da Lapa que faziam sua peregrinação até o santuário localizado no município de Vazante. O fluxo de viajantes era intenso, mas era dificultado pela falta de estradas. Conta-se que o plano de Porfírio era no mínimo ambicioso: fundar uma cidade. Desejoso de fundar a sonhada cidade, mudou-se para as margens do córrego Carrapato e com muita coragem e heroísmo, começou a abrir estradas, ruas e a construir acampamentos e ranchos para as famílias que trabalhavam na construção.
A primeira casa do povoado foi a residência do Sr. Porfírio Rodrigues Rosa. Outras casas foram construídas nos anos seguintes dando início ao povoado, fundado em 17 de dezembro de 1938, pela Lei n° 148, recebendo o nome de Lagamar. Segundo as historias, neste local havia uma pequena lagoa de água salgada, daí se deu o nome do Município (LAGA- lagoa; MAR- água salgada).
Lagamar, Minas Gerais
- Gentílico: lagamarense
- Distância até a capital: 476 km
- População: 6.631 pessoas [IBGE 2022]
- Área Territorial: 1.474,562 km²
- Municípios limítrofes: Vazante, Coromandel, Lagoa Grande, Presidente Olegário e Patos de Minas.
- Fundação: 30 de dezembro de 1962
- Densidade demográfica: 4,5 hab./km² [2022]
- Clima: Tropical de Altitude
Dentre tantos símbolos históricos de relevância no município de Lagamar, existem alguns que tem sua representatividade muito aparente.
As Folias de Reis por exemplo, tem expressiva importância no município pela sua tradição milenar. Tradicionalmente acontecem as festas de Reis no fim de dezembro até início de janeiro onde as companhias de folias de Reis, contam no decorrer dos dias, toda a história do nascimento de Jesus.
EVENTOS